Revista Geografares (ISSN: 2175-3709 eletrônica/ 1518-2002 impressa, B5 filosofia, e letras, B2 história e interdisciplinar)

Tema: Alimentar, Alimentos e Alimentação: complexidade e multidimensionalidades das práticas e das análises sobre a comida no século XXI

 

A data limite de recebimento dos artigos para avaliação é 30 de setembro de 2017.

Revista Periódicus (ISSN: 2358-0844,  B2 interdisciplinar,  B3 sociologia/psicologia/artes e música)

Chamada de publicação: Periódicus lança chamada de textos para dossiê Cidades dissidentes. Os textos para o dossiê Cidades dissidentes devem ser enviados até dia 11 de setembro de 2017

O dossiê Cidades dissidentes busca reunir trabalhos que discutam as relações entre gênero, sexualidade e espaço urbano. Mesmo diante das interpelações da heteronormatividade, da cisgeneridade, do machismo e/ou da branquitude, sujeitos e coletivos dissidentes tecem novas e desautorizadas formas de sociabilidade e de encontros afetivo-sexuais imbuídos de força crítica. Nesse sentido, é importante ressaltar que em tais atos dissidentes éticas contra-hegemônicas são praticadas à medida que esses corpos ocupam o espaço público e passam a compor territórios que profanam a cidade “planejada” pelas instituições macropolíticas.

 Nos banheiros públicos, nas ruas e becos escuros – espaços agora atravessados por modulações sociotécnicas particulares vinculadas principalmente à internet – práticas afetivo-sexuais dissidentes surgem redistribuindo vetores do poder, o qual, por sua vez, responde através dos seus aparatos de segurança e controle, seja através de violenta ação policial, seja através de estratégias gentrificadoras, apresentadas e consumidas majoritariamente como processos de revitalização urbana.

 O dossiê Cidades Dissidentes propõe traçar um panorama dessas questões com o intuito tanto de pensarmos conjuntamente as práticas sexuais como possibilidades de fuga, mas também de aprofundarmos a percepção de como como funcionam as adesões às normatividades e como essas precarizam nossas experiências.

 Buscamos trabalhos de todas as áreas de conhecimento, uma vez que pretendemos pensar a problemática da cidade e do corpo dissidente a partir dos mais distintos questionamentos, metodologias e experiências. As submissões podem tomar a forma de artigos acadêmicos, relatos de pesquisa, experimentos em ficção crítica, entrevistas e ensaios visuais. Temas de particular interesse incluem, entre outros:

 - Sexo em lugares públicos;

 - Sexualidades, intimidades e contrapúblicos;

 - Prostituição, trabalho e autodeterminação;

 - Transmaterialidades e experiência urbana;

 - A cidade global: entre gentrificação e precarização;

 - O corpo, o sexo e a cidade: agenciamentos;

 - Cidade e pornografia;

 - O público e o privado: aporias;

 - Contrassexualidade, biopolítica e mediações sociotécnicas da cidade;

 - Imaginários urbanos: ficções e utopias;

 - Errância sexual e flanerie perversa;

 - Autopornificação e potências de excitação;

 - Espaços de saturação sexual: cinemas pornô, bordéis, casas de swing etc.;

 

 - Ações diretas e interferências estético-políticas no espaço urbano.

História UNICAP (ISSN 2359-2370, B4 História, B4 Interdisciplinar)

História UNICAP

TEMA: História Urbana Contemporânea"
Prazo: 30 de setembro de 2017

 


O dossiê propõe reunir artigos versando sobre os paradigmas, campos de investigação e linhas de pesquisa da História Urbana Contemporânea, bem como sobre as seguintes temáticas: gênese da constituição do espaço urbano na história contemporânea; cidade e modernidade na formação e desenvolvimento da sociedade e economia capitalista; a cidade no capitalismo: a formação e o desenvolvimento da grande cidade, da metrópole moderna e da megametrópole; a constituição do espaço intra-urbano contemporâneo, fundamentados em estudo de casos da História Urbana Contemporânea.

Revista Literartes (ISSN: 2316-9826, B4 Artes; B5 Letras)

Literartes
Dossiê: Histórias em Quadrinhos e narratividade 
Prazo: 10 de setembro de 2017

BAGOAS - ESTUDOS GAYS: GÊNEROS E SEXUALIDADES (ISSN 2316-6185, B3 em Antropologia/Arqueologia; C Artes; B3 Interdisciplinar;  B5 em Letras/Educação)

Dossiê temático do número 17 (dezembro de 2017): Tráficos, trânsitos sexuais e agência

 

         Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e prostituição surgem recorrentemente como fenômenos indissociáveis nos discursos políticos, midiáticos e em certas campanhas e intervenções humanitárias. Tendem a alimentar preocupação e alarme, bem como representações estereotipadas e narrativas, especialmente quando associados a contextos de emigração em países europeus e ao comumente designado “turismo sexual” em geografias consideradas desejadas, como é o caso do Brasil. A investigação e a reflexão de acadêmicos, especialistas, técnicos e das próprias pessoas traficadas sugere os riscos, as contradições e os limites da conexão entre tráfico e prostituição na formulação de melhores políticas e práticas de intervenção.

        O escrutínio do tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e da prostituição exige a identificação e compreensão densa das suas múltiplas configurações. Estas suscitam interpelações e debates, nomeadamente os que se prendem com as migrações e a circulação de pessoas à escala global, a agência e a liberdade humanas, os usos sociais do corpo e a inserção da sexualidade no campo das trocas mercantis.

        Serão bem acolhidos artigos que, alicerçados em diferentes enfoques disciplinares, teóricos e metodológicos, proporcionem uma reflexão crítica e um conhecimento comparado acerca do tráfico, dos trânsitos sexuais e da agência, em especial abordando os seguintes tópicos:

(i) Trajetos e discursos sobre o tráfico de mulheres, homens e pessoas transexuais para fins de exploração sexual na América Latina, em particular no Brasil, e na Europa, com origem nos países latino americanos;

(ii) Formas de circulação, redes de auxílio à emigração e cotidianos de vida nos países de origem e de destino;

(iii) Corpos, agência e trabalho: movimentos sociais, políticas e perspectiva para o mercado dos serviços sexuais;

(iv) Desafios éticos, metodológicos e políticos nas práticas de assistência e reintegração, bem como na pesquisa sobre o tráfico para fins de exploração sexual.

 

 

 Os artigos a submeter devem ser enviados até ao dia 1 de setembro de 2017 para os endereços eletrónicos dos editores do Dossiê: fbessa@ics.uminho.pt e mara.clemente@iscte.pt

Horizonte (ISSN 2175-5841, A1)

Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião é uma publicação trimestral do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Oct./Dec. 2017 – vol. 15, no. 48

Ordens Religiosas Medievais: Poder e Sociedade

 

Submissão até 03 de SETEMBRO de 2017

Revista Artelogie (ISSN 2115-6395, B2)

Chamada N°11, 2017

 Deslocalidades, translocalidades e ativismo nas artes eletrônicas e biomidias latinoamericanas.


Data de entrega do trabalho: 15 de setembro 2017

SOLETRAS  (ISSN 2316-8838,B1)

 

  

DossiêEscritores Esquecidos do século XIX. 

 

Prazo final para envio de artigos: 01 de setembro de 2017.  

Revista Literatura, história e memória (ISSN 1983-1498,B2)

 Dossiê Temático: “Literatura, Kitsch e Cultura popular”.

Para este número a chamada estará aberta do dia 01 de agosto até o dia 30 de setembro de 2017.

Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (ISSN 1518-0158 impresso, ISSN 2316-4018 On-line, A1)

Revista 55 (set./dez. 2018)

Seção temática: Autoria na cultura do presente

O dossiê propõe uma reflexão sobre os modos de autoria na cultura do presente. O design de si (Groys) tornou-se central em muitas das obras artísticas e literárias do século XXI, oferecendo à crítica a oportunidade de esquadrinhar aspectos que até pouco tempo pertenciam à esfera privada e hoje são mediadas pela intervenção direta do autor. É possível arriscar também que o modo como o autor está presente na própria obra tem transformado as formas artísticas e literárias, recorrendo-se frequentemente a registros e gêneros que excedem o campo da especificidade artística. Essas práticas também podem ser lidas como modos de intervenção do autor no mercado cultural contemporâneo (Topuzian). Explorando, pois, a articulação entre o aceno que as obras contemporâneas fazem na direção de formas não literárias ou artísticas e a frequência com os autores têm se transformado em personagens de si mesmos, é possível indagar um curto-circuito entre vida e obra, entre crítica e ficção, entre arte e mercado. Considerando esse panorama, o presente dossiê se propõe a reunir ensaios de pesquisadores e professores que contemplem os seguintes temas: a) a autoria como design de si; b) a inespecificidade (Garramuño) das produções artísticas contemporâneas; c) a obra como laboratório (Laddaga); d) as intervenções autorais no mercado cultural.

O prazo final para o envio de artigos para a seção temática do nº 55 é 30 de setembro de 2017.

MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, B2 Educação/B3 Ensino)

 

 

A Revista Momento: Diálogos em Educação dedica-se, na Edição 3/2017, à reunião de artigos qualificados sobre a temática Infâncias, Juventudes e Docência: suas implicações com as pedagogias culturais, buscando contribuir com o debate acadêmico sobre a constituição cultural e social das infâncias e juventudes na contemporaneidade, compreendendo-as como categorias inventadas pela Modernidade que provocam-nos, escapam-nos e mobilizam-nos, enquanto docentes, a estudá-las, com o intuito de com elas poder produzir outras inteligibilidades, menos ingênuas, quiçá, mais provocativas. Nesse sentido, tem-se o interesse em divulgar estudos e pesquisas, desenvolvidos ou em andamento, na constituição das infâncias, juventudes e docências atravessadas por pedagogias culturais que as educam, nomeiam práticas, sugerem governamentos. Os debates propostos nos artigos devem buscar ampliar os olhares acerca das infâncias, juventudes e docências e suas produções culturais da contemporaneidade, apresentando o modo como diversos artefatos culturais, seus mecanismos e suas ferramentas, tem produzido educação, seja em espaços formais ou não formais de ensino. Os interessados em submissão de artigos para este número devem atentar-se aos prazos de submissão, bem como aos procedimentos necessários para encaminhamento de textos. Os períodos de recebimento de artigos são de 01 de agosto a 30 de setembro.