II SEJA – GÊNERO E SEXUALIDADE NO AUDIOVISUAL

 

CHAMADA DE TRABALHOS

 

A segunda edição do SEJA – Gênero e Sexualidade no Audiovisual será realizada de 22 a 24 de novembro de 2017, noCampus Goiânia Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás–UEG, com o objetivo de fortalecer, no meio acadêmico, um espaço de discussão para questões de gênero e sexualidade, utilizando o audiovisual como ferramenta política.

 

A programação traz conferência, mesas-redondas, oficina, minicursos, comunicações orais, mostra audiovisual e debates. O II SEJA configura-se como um evento científico e cultural que busca, por meio de um diálogo entre estudantes, docentes, a população local, pesquisadoras/es, ativistas de grupos LGBT e realizadoras/es e profissionais do audiovisual, problematizar a produção de imagens no cinema, no audiovisual e no campo das artes, especialmente no que concerne às representações dos corpos, das relações de gênero, das sexualidades e suas intersecções com outros marcadores sociais como raça, classe e geração. Também nesta edição estão presentes questionamentos e críticas ao modelo eurocêntrico e heteronormativo ainda predominante na cultura, na produção de conhecimento e nas práticas cotidianas.

 

Dessa forma, considerando o caráter transversal da produção e análise das imagens, convidamos pesquisadoras/es, doutoras, mestres, graduadas/os, estudantes de pós-graduação e graduação de diversas áreas para submeterem propostas de comunicação oral (na forma de resumos expandidos) para o II SEJA.

 

CRONOGRAMA

Envio de resumos expandidos: até 22 de outubro

Avaliação das propostas pelo comitê científico: 23 de outubro a 05 de novembro

Divulgação dos trabalhos selecionados: 06 de novembro

Pagamento da taxa de inscrição e envio do comprovante: de 06 a 10 de novembro

Divulgação da programação final com grupos de trabalhos: 13 de novembro

 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS

Título (até 70 caracteres); Mini-currículo (500 caracteres); Resumo (500 caracteres); Resumo expandido de até 5000 mil caracteres com espaços (incluindo as notas de rodapé e referências bibliográficas). O arquivo deve seguir a formatação do modelo de propostas do II SEJA, anexo a este email. As apresentações orais podem ter até 20 minutos cada.  

 

Os resumos expandidos devem ser enviados em arquivo word para o email seja.ueg@gmail.com indicando no assunto [Inscrição trabalho]. (Prazo: até 22/10).

 

TAXA DE INSCRIÇÃO*

  • Pesquisadoras/es, docentes e a comunidade em geral: R$ 40,00
  • Estudantes de pós-graduação e graduação: R$ 20,00

 *O pagamento da taxa de inscrição é individual (deve ser feito por cada um/a dos autores/as) e só será realizado após a divulgação dos trabalhos aprovados. Os dados da conta bancária para pagamento serão informados, por email, juntamente com o informe da aprovação. A confirmação da inscrição será feita com o envio de cópia do comprovante de pagamento (depósito ou transferência bancária). (Prazo: até 10/11)

 

 

Tema as relações de gênero na arte.

 

O GEAGÊ, Grupo de Estudos de Arte e Gênero, criado no início do ano de 2017, no Depar -tamento de História da Universidade de São Paulo (USP), tem como objetivo reunir inte-ressada.o.s nos estudos sobre as relações de gênero na arte.

A fim de ampliar os debates e contribuir para o crescimento deste campo acadêmico, o GEAGÊ organiza o I Simpósio de Estudos de Arte e Gênero, que será realizado nos dias 4 e 5 de dezembro no Departamento de História da USP. O prazo máximo para submissão de resumos para seleção de comunicações é 15 de outubro, por meio do email simposiogeage@gmail.com. Serão aceitos trabalhos de graduanda.o.s, pósgraduanda.o.s e pesquisadora.e.s em geral. A divulgação dos trabalhos aprovados será feita no dia 5 de novembro de 2017 no blog (isimposiogeage.wordpress.com) e comunicada por e-mail.

56º CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS (ES)

A Comissão Organizadora do 56º Congresso Internacional de Americanistas (ICA) convida a comunidade acadêmica para participar da reunião a ser realizada na Universidade de Salamanca em 15-20 julho de 2018. Com o lema “Universalidade e particularismo nas Américas”, esta edição do ICA chama para a reflexão sobre a dialética entre universalidade e particularismos na produção de conhecimento, um diálogo em que a necessidade de conhecer as idiossincrasias dos fenômenos sociais, políticos, artísticos e culturais obriga-nos a formular novas hipóteses que enriquecem e reformulam as grandes teorias gerais da ciência e das humanidades.

 

O envio de artigos para o congresso será até dia 20 de outubro de 2017. Poderão ser textos em espanhol, português e inglês.

 

Os eixos temáticos são:

Antropología

 

· Arqueología

 

· Arte y patrimonio cultural

 

· Ciencias y medio ambiente

 

· Comunicación y nuevas tecnologías

 

· Cosmovisiones y sistemas religiosos

 

· Educación

 

· Estudios culturales

 

· Estudios de género

 

 

· Historia

 

· Lingüística y literatura

 

· Migraciones

 

· Movimientos sociales

 

· Relaciones internacionales

 

· Simposios innovadores

 

· Estudios económicos

 

· Estudios políticos

 

· Estudios sociales

 

· Filosofía y pensamiento

 

 

 

Vozes e Diálogo (ISSN 2237-4531, B4 comunicação)

Chamada de Trabalhos 2018/1: Local, regional, popular – a mídia além do mainstream

Em tempos de convergência midiática, costuma-se falar em espaços alternativos para a publicação de produções comunicacionais. Os estudos sobre a comunicação local, regional e popular indicam que esse fenômeno é mais antigo e independe de tecnologias avançadas. Do livreto de cordel, passando por fanzines e rádios comunitárias, como as comunidades vêm cumprindo a difícil tarefa de estabelecer veículos de comunicação que integrem e fortaleçam os seus laços?

A primeira edição de 2018 da Vozes e Diálogo vai trazer, em seu Dossiê temático, artigos e relatos de pesquisa que versem sobre essa temática: Comunicação local, regional e popular. Serão aceitos trabalhos de mestres e doutores. Mestrandos podem submeter contribuições em conjunto com doutores. Os trabalhos deverão ser inéditos e originais, mas podem ter sido publicados em anais de evento da área, desde que o autor notifique os editores.

Além do dossiê, a revista também aceita artigos sobre outros assuntos na seção Relatos de Pesquisa e Resenhas, estes em fluxo contínuo.

Prazo para submissão: 15/10/2017

 

Publicação – Fevereiro de 2018

Revista Sísifo (ISSN: 2359-312,B4)

Chamada referente ao dossiê Mulheres e Filosofia

Ao longo da história da filosofia, mulheres foram excluídas da produção de conhecimento e desacreditadas no papel de filósofas. A filosofia tem sido um conhecimento dos homens. Essa invisibilidade epistemológica provoca o silêncio em torno da produção de mulheres do passado e das de hoje, desencorajadas a se aproximar da razão, manejar conceitos, produzir conhecimento. Isso se fez devido à relação de exclusão criada entre o feminino e a razão. O sujeito do conhecimento, apesar de ter sido sempre tratado como universal e, por vezes, transcendental, sempre teve gênero, raça e lugar implícito a seu pretenso caráter científico. O feminino foi através das teorias modernas – sejam as teorias epistemológicas, sejam as teorias políticas e de ética –, assimilado com o espaço privado, o cuidado, a sensibilidade que, não por acaso, é colocado por essas teorias como tendo papel secundário em relação à razão, que organiza o conhecimento científico e a vida pública da política. Os exemplos de posicionamentos misóginos aparecem em grande número e permeiam grandes obras de vários cânones da história da filosofia. À mulher, o outro da razão, não cabe o exercício da filosofia que, apesar de ter abandonado atualmente em grande medida o caráter metafísico que lhe foi constitutivo, ainda opera através de uma linguagem generalista que se pretende isenta das relações de poder que permeiam as relações entre gênero, raças e etnias.

Ao propor um dossiê sobre a relação das mulheres com a filosofia, buscamos expor a presença das mulheres na filosofia, apresentando-as como protagonista na história do conhecimento e quebrando o padrão masculino hegemônico. O dossiê busca abrir espaço para discutir gênero como conceito filosófico, expondo essa categoria que normalmente é desconsiderada pela investigação filosófica, inclusive pela filosofia contemporânea. Porém, indo além desse debate, o dossiê pretende também lançar luz sobre a obra de filósofas, independente do tema discutido por elas. Evidenciaremos a mulher como sujeito do conhecimento, apresentando filósofas com obras expressivas, criadoras de sistemas e ricas leitoras de seu tempo. Para realizar essa reflexão, sugerimos o diálogo com obras de autoras como Hannah Arendt, Simone de Beauvoir, Judith Butler, Edith Stein, Mary Wollstonecraft, Nancy Fraser, Dorit Bar-On, Chantal Mouffe, Rahel Jaeggi, Angela Davis, Gayatri Spivak, Iris Young, Simone Weil, entre outras, abordando os temas investigados em suas obras.

 

 

O dossiê será publicado na edição de novembro de 2017 da Revista Sísifo. O prazo para envio de artigos para publicação nesta edição encerra no dia 10 de outubro de 2017. Os artigos devem ser enviados para o e-mail sisiforevista@gmail.com, de acordo com as regras estipuladas na seção "Submissão".

 

Revista Acesso Livre (ISSN 2319–0698, B3:SS; B4:História; C:Direito)

O tema do dossiê do oitavo número (dezembro de 2017) é “1917-2017: experiências das esquerdas”. As colaborações enviadas deverão abordar as distintas trajetórias das esquerdas nos séculos XX e XXI, história dos marxismos e anarquismos, histórias dos PCs locais, movimentos sociais, questões teóricas e práticas das lutas populares, cultura antissistêmica, sindicalismo, tradições operárias, esquerda no Brasil contemporâneo, experiências locais, reconfigurações do mundo do trabalho, entre outros aspectos. Serão recebidos também artigos de tema livre, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções inéditas para publicação.

 

Prazos de submissão: 5 de outubro de 2017

Estudos Históricos (ISSN  2178-1494, A1)

Nº 63: História, democracia e instituições.

 

 

prazo para submissão: até 01/10/2017

REVISTA CONTRAMÃO (ISSN 2447-4274, B5)

Dossiê temático: ANTONIO CANDIDO

Recentemente, a comunidade acadêmica foi surpreendida com a notícia da morte de um dos mais importantes intelectuais brasileiros: o professor, sociólogo e literato Antonio Candido. O exercício crítico socialmente engajado, a perspectiva humana pela qual encarava a realidade, a clareza na exposição das ideias, a condescendência com a diversidade e a personalidade serena são alguns dos fatores que fizeram de Candido uma figura bastante reverenciada pela intelectualidade brasileira e até mesmo mundial.

Dessa forma, a REVISTA CONTRAMÃO homenageia o grande mestre, dedicando o seu próximo número temático à memória intelectual de Antonio Candido. Além de artigos que examinem as contribuições do crítico carioca, nesta edição serão aceitos trabalhos que analisem obras da literatura contemporânea a partir de pressupostos teóricos apresentados por Candido – como a relação entre o processo formativo da literatura e a tradição constituída, o princípio da casualidade interna, as relações das letras com a sociedade, o processo de redução estrutural, o pensamento dialético, o papel da literatura para a formação do homem etc.

 

Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente para o e-mail nuplic@gmail.com até o dia 15 de outubro de 2017. As normas de formatação estão disponíveis no endereço abaixo:

Revista de Estudos Universitários (REU, ISSN 2177-5788, B4)

REU, v. 43, n. 2, dezembro, 2017

Prazo para submissão: 31 de outubro de 2017
TEMA: Comunicação e Educação: interface como lugar de saber

Cadernos de História (ISSN 2237-8871, B3).

A revista Cadernos de História constitui uma publicação do Departamento de História e do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: DOSSIÊ HISTÓRIA E HISTORIADORES
Prazo para submissão: 15/10/2017

Brasiliana - Journal for Brazilian Studies (ISSN: 2245-4373, B2)

A revista Brasiliana - Journal for Brazilian Studies seleciona artigos para o seu vol. 6 no. 2 que terá como tema “Ação Afirmativa revisitada: impactos das recentes políticas públicas e de discursos sobre as relações raciais e desigualdades sociais no Brasil”. Os artigos para a revista,que é editada pelo King's College London, podem ser escritos em português, inglês, dinamarquês e espanhol. O prazo máximo para o envio é o 01 de outubro de 2017.